Sobre Pesquisa

Sobre Pesquisa

13/01/2016

A grande briga entre pesquisadores universitários e industriais parece ter chegado ao fim, finalmente! O governo federal acaba de promulgar legislação que permite aos pesquisadores acadêmicos trabalharem em parceria com o setor industrial, mesmo que tenham a chamada DE (Dedicação Exclusiva). Esta legislação permite, inclusive a remuneração pelo trabalho desenvolvido.

 

Veja a matéria que, infelizmente, o Partido da Imprensa Golpista, vulgo PIG, não divulga para não ter que dar créditos ao PT:

http://ciencia.estadao.com.br/blogs/herton-escobar/marco-legal-de-ciencia-e-tecnologia-o-que-muda-na-vida-dos-pesquisadores/

 

26/02/2016

 

É muito comum, nas nossas pesquisas, apontarmos o "materialismo dialético" como processo de análise de dados coletados. Acreditando que muitos de nós o fazemos por "modismo" - ou para impressionar a banca - trago para todos nós (me incluo) um pequeno texto que nos permitirá ter uma percepção mais apurada do que era o "método de pesquisa" em Marx e, logicamente, a forma como ele analisava a realidade pesquisada.

O texto, longo de algumas poucas 20 páginas, merece uma leitura atenta e criteriosa. Não vou dizer que seja um dos textos mais fáceis de ler e entender que já li, mas é, certamente, um texto carregado de saberes que precisamos introjetar para que possamos realizar bons trabalhos analíticos da realidade que nos circunda.

Acrescento ainda que, para nos auxiliar na tarefa da compreensão do método de Marx, poderemos recorrer a uma grande obra que é, de por seu tamanho, inversamente proporcional ao conteúdo que carrega: trata-se de um pequeno livro (no modelo livro de bolso da coleção Primeiros Passos, lembram dela?) de autoria de José Paulo Netto e intitulada: "Introdução ao estudo do método de Marx" e foi editada em 2011 pela "Expressão Popular". São 64 páginas de puro saber.

O texto que anuncio no início deste comentário/sugestão é este:

https://www.marxists.org/portugues/marx/1859/contcriteconpoli/introducao.htm

 

Bom estudo! 

 

27/02/2016

Para todos que fazem pesquisa, seja ela científica ou simplesmente acadêmica, toda a ajuda é pouca, pois é impossível ter acesso a tudo que já foi produzido, para que nos possa servir de referencial teórico. No entanto, sempre é possível receber "uma mãozinha" que virá nos ajudar significativamente.

Pois é com este espírito da socialização, da partilha e do apoio a quem merece e quer, que lhes trago mais uma ínfima ajuda no vosso processo de escrita dos trabalhos que precisam, certamente, apresentar algum dia para aquele professor/orientador chato para tetéu!

Fiquem com este link e procurem sempre... na procura se dá o encontro e neste a aprendizagem. Bom estudo!

http://blog.even3.com.br/100-sites-de-pesquisa-cientifica-e-academica-indispensaveis/?utm_campaign=shareaholic&utm_medium=facebook&utm_source=socialnetwork